• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Entrevista com Fernanda Belém

    Bom dia pessoal.  Hoje temos uma entrevista fresquinha com a escritora Fernanda Belém autora de "Louca Por Você". Confiram.


    1. Era Uma Vez O Livro - Conte nos quem é a Fernanda Belém? 

    Começo as palestras dizendo que sou a jornalista mais tímida que existe por aí (risos!). Mas também sou tímida apenas nos primeiros cinco minutos, porque depois que começo a falar... aí ninguém me segura mais. Adoro conversar, descobrir histórias, conhecer pessoas. Já faz algum tempo que um amigo me descreveu de uma maneira tão fofa, que sempre que me fazem essa pergunta - "Quem sou eu?" - gosto de citar o que ele falou sobre mim: “Uma amiga que valoriza muitíssimo os vínculos que faz. Dá tudo de si para estar por perto, com toda sua energia vibrante e ardente. É uma menina alto astral, super otimista; não perde tempo na vida: parece que sempre está pronta para decidir aproveitar ao máximo as coisas. E tudo tá aí para ser curtido, transado, mas nada se entrega. Não importa, tem gente com a tenacidade à flor da pele, como a Nanda. Ela vai lá e agarra o que quer; colhe o instante e o transforma em pura energia de vida.”

    2. Era Uma Vez O Livro - Você se diz ser escritora por paixão. Então como nasceu essa paixão?

    Sou apaixonada pela literatura desde criança. A paixão surgiu depois que comecei a descobrir o mundo mágico que os livros escondiam. Amava mergulhar nas histórias e sonhar. De tanto ler, o amor pelas palavras cresceu e comecei a sentir muita vontade de escrever. Na escola, minhas redações eram enormes e sempre elogiada pelos professores. Na adolescência, quando estava feliz, triste, com raiva... Escrevia! Agenda, caderno, folhas soltas... Bastava ter uma caneta e uma página em branco para que eu sentisse vontade de escrever alguma coisa. Lançar o meu livro foi a realização de um sonho. 

    3. Era Uma Vez O Livro - Você também ama futebol e até participa com outras jornalista do "O Bela da Bola". Contes um pouco sobre esse site e como surgiu a paixão pelo futebol.

    O Bela da Bola é um site idealizado por mim. Sempre gostei de futebol e sou Flamengo desde que comecei a falar (risos!!). Quando estava na faculdade, descobri que um meninos que eu e meu noivo conhecíamos tinha virado jogador profissional do Fluminense. Aproveitei a oportunidade para fazer uma matéria com ele para o jornal da faculdade. Quando foi publicada, muitas pessoas falaram sobre a matéria. Acharam diferente ter uma mulher escrevendo sobre futebol. Não era muito comum naquela época. Vi uma oportunidade de fazer uma coisa diferente. Resolvi criar o Blog do Bela da Bola e comecei a ir nos clubes fazer matéria sobre treinos e entrevista com os jogadores. O blog tinha muitas visitas e depois de dois anos acabei transformando em site e convidando outras meninas apaixonadas pelo esporte para escrever.

    4. Era Uma Vez O Livro - Além de escrever e do futebol, o que mais você gosta?

    Gosto de tudo (risos)!! Sou uma pessoa com gostos diversos. Amo música, teatro, cinema, estar sempre com amigos (adoro conversar o tempo todo! Se fico muito tempo sozinha, me pego conversando até com a tela do computador - risos)... Adoro andar na praia, me inspira! Ah, é difícil achar alguma coisa que eu não gosto de fazer!

    5. Era Uma Vez O Livro - Louca Por você é o seu primeiro romance. Conte nos um pouco sobre seu livro.

    Renata é uma adolescente como muitas meninas na flor da idade: decidida, festeira e rodeada de amigas. E como tantas outras jovens, ela vive cheia de dilemas e passa por muitas confusões amorosas. De um lado a Renata tem como namorado o Rodrigo, aparentemente apaixonado, mas que não a faz mais sentir borboletas na barriga. Já do outro lado reaparece o Vitor, uma antiga paixão que reacende um sentimento que Renata não sabia que ainda existia. Vitor traz um novo brilho, muito mais intenso aos olhos de Renata. Mas como nada é perfeito, ele possui um defeito imperdoável: é comprometido.
    Com o coração dividido, Renata usa a internet como aliada. São páginas e mais páginas de e-mails enviados e um mundo virtual cheio de emoções, paralelo ao real, que se mostrava bastante tedioso. Declarações, brigas, promessas, sonhos e muita, muita emoção marcam cada página dessa história. Quem não tem um amor do passado que nunca foi embora de verdade?
    Rodrigo ou Vitor? Passado ou presente? Nem mesmo com a ajuda das melhores amigas, Renata consegue responder a essa pergunta objetivamente. E no meio de toda aquela confusão sentimental, Renata descobre que Vitor está com uma viagem marcada para os Estados Unidos com a namorada, a Tatiana. Seria um aviso do destino para que ela se afastasse? Ou um sinal de que deveria correr atrás daquilo o quanto antes?
    Será que todos esses encontros e desencontros terminam com um gosto amargo ou com um final feliz? Cheia de dúvidas, medos, risadas, amizades, descobertas, coragem e amor, Renata procura agir seguindo o coração e espera que a decisão tomada seja o desfecho certo para a solução de todos os problemas.

    6.  Era Uma Vez O Livro - O que você pensa e sente quando esta escrevendo um livro?

    Penso e sinto o que os personagens estão vivendo. Quando estou no processo de criação, mergulho na história e esqueço quem eu sou. Viro a Renata, a Camila, a Flavinha... Fico ausente do que está acontecendo perto de mim. Viajo para os lugares que meus personagens estão e quase posso vê-los bem na minha frente. Sempre me entrego de corpo e alma quando estou escrevendo.

    7. Era Uma Vez O Livro - Sabemos também que você já escreveu um novo livro.  Já tem data prevista para lançamento? Nos fale um pouco sobre ele.

    Meu segundo romance passou a ser o meu xodó. É um livro fofo, com um romance levinho e gostoso de ser lido. Acho que vocês vão gostar bastante. Diferente do Louca Por Você, acho que nesse livro todas irão se apaixonar com a Camila pelo "mocinho". O nome é "Ah, o verão" e acredito que será lançado ainda no primeiro semestre de 2013.


    "Férias! Camila estava preparada para curtir com todas as suas amigas o verão. Festinhas, clube, praia, churrascos... Muitas programações estavam sendo feitas para aquele período tão aguardado. Além de tudo o que  janeiro prometia, Mila também não queria perder a oportunidade de conhecer melhor o menino que tanto gostava. Durante todo aquele ano, ela havia tentado de tudo para chamar a atenção do rapaz. Mas fracassou em todas as tentativas.

    Rafael era um dos garotos mais bonitos do segundo ano e não dava muita bola para a Camila, principalmente por ela ser mais nova. Mas naquelas férias, sem uniforme e com seus quinze anos – finalmente – tendo chegado, ela acreditava que aquele cenário poderia mudar.

    Mas como nem tudo são flores, a mãe de Camila já tinha outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios.

    Além de não poder colocar em prática todas as coisas que havia pensado em fazer para conquistar o coração do Rafael, Mila também teria que conviver com uma menina que era o oposto de todas as suas amigas: a Juliana.

    Arrasada, Camila foi para Búzios acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que pudesse se surpreender tanto.
    O que aquele verão reservava para ela?

    Novas amizades, calor, praia, risadas, micos e muitos, muitos frios na barriga.

    Quem nunca viveu um amor de verão poderá descobrir com a Camila como é passar por essa experiência que tem cheirinho de protetor solar, gosto da água salgada do mar e que dá vontade de viver de férias para sempre. Quem sabe como é sentir tudo isso, com certeza terá prazer em relembrar daquele pôr-do-sol e daquelas noites estreladas de um verão qualquer.

    Apaixone-se!"

    8. Era Uma Vez O Livro - Como é pra você participar do grupo Entre Linhas e Letras?


    É a realização de um sonho. Sempre quis fazer algum trabalho de leitura nas escolas e poder realizar isso é gratificante demais. As meninas do grupo viraram amigas do coração. Parece que nos conhecemos desde sempre. Somos parecidas, apaixonadas pelas letras, positivas, sonhadoras... É bom demais estar com elas. 

    9. 
    Era Uma Vez O Livro - 
    Se defina em uma palavra

    Nossa... Que difícil! "Apaixonada". Acho que essa é uma boa palavra. Sou apaixonada pela vida, pelos amigos, pelos livros, pelo amor... Tudo que eu faço é com paixão. =)

    10. Era Uma Vez O Livro - Qual seu livro favorito?


    ão muitos livros... Mas O Regresso da Rosamunde Pilcher é o meu preferido.

    11. Era Uma Vez O Livro -  Deixe uma mensagem para os leitores do blog.


    Gostaria de agradecer pelo convite para essa entrevista. Amei as perguntas! Adoro poder entrar em contato com novos leitores!! Queridos, leiam SEMPRE e quando tiverem a oportunidade, espalhem a literatura pelo mundo. Eu acredito muito no poder que a leitura tem de transformar as pessoas. Obrigada pelo carinho que todos têm comigo! Espero que tenham gostado das respostas! Beijos!!!!

    Espero que tenham curtido a entrevista.

    Beijos
    Aline Olinto
    Suelen Fernandes

    0 comentários :

    Postar um comentário

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D