• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Entrevista com Lu Piras

    Bom dia pessoal!! Hoje nossa entrevista vai ser com a escritora Lu Piras e peste atenção que temos novidades nessa entrevista. Confiram!!


    1. Era Uma Vez O Livro - Quem é a Lu Piras?

    R: A Lu é uma eterna menina, sonhadora e apaixonada pela vida, que adora paisagens de montanha, viagens, costumes e histórias de amor. 
    Não sou diferente e sou diferente da Clara ou da Alícia, minhas duas protagonistas. Sou um pouco de cada uma delas naquilo que as difere de mim e sou muito de cada uma delas naquilo que temos em comum. 

    2.  Era Uma Vez O Livro - Quando você descobriu que queria ser escritora?

    R: Desde criança eu sempre gostei de escrever e, quando adolescente, escrevi dois livros não publicados que me dão muito orgulho pelas circunstâncias em que foram escritos. Naquele tempo eu ainda usava máquina de escrever e precisava fazer as pesquisas em enciclopédias antigas. Acredito que o entusiasmo surgiu naquela época. Eu lembro que assistia aos filmes de época e que ficava imaginando outros finais, outras histórias para os personagens que gostava. Isso me motivava a escrever. Depois disso, entrei na faculdade de direito e comecei a trabalhar, o que me distanciou da vocação de escrever. Somente em 2009 esse desejo veio à tona com toda força e, aproveitando um momento mais introspectivo da minha vida, decidi que era hora de acreditar e realizar meu sonho. 

    3.  Era Uma Vez O Livro - Como você constrói uma história?

    R: Depende. De repente pode surgir um tema, uma ideia que dá ensejo a uma premissa. Ou, de repente, posso criar um personagem com determinadas características e daí surgir uma trama. Geralmente, se o tema surge primeiro, gosto de definir os momentos mais importantes da história e faço um resumo. Se o protagonista surge primeiro, defino todo o seu perfil e dos demais personagens também. Depois é só envolvê-los numa trama. Eu acho importante estruturar a história antes de começar a escrever, pois isso ajuda a manter o ritmo e o foco. Não é fácil determinar começo, meio e fim numa história, mas aí também está o prazer de escrever, pois quando pensamos sobre o que vai acontecer, sobre o real objetivo da história, deixamos a imaginação nos levar e muitas vezes, nos surpreender. Há sempre chance de voltar atrás, de consertar alguma coisa, de mudar, quando temos um planejamento. 
    No caso específico do meu livro mais recente, “A Última Nota”, como foi escrito em parceria com outro escritor, Felipe Colbert, o mecanismo de estruturação foi completamente novo para mim; uma ótima experiência em que ambos acrescentamos nossa especialidade à obra. 
    Cada obra é uma obra, cada projeto é um projeto e a melhor técnica é aquela que nos faz sentir à vontade escrevendo. 

    4.  Era Uma Vez O Livro - Você publicou Equinócio - a Primavera no ano passado. Conte-nos uma pouco sobre ele.

    R: Equinócio – a Primavera é o meu primeiro romance. Eu resolvi ser ousada e me mergulhei de cabeça em uma série sobrenatural, justamente na época em que tantas outras surgiram no exterior e invadiram o mercado literário brasileiro. A dificuldade na publicação de Equinócio me fez criar um movimento pela publicação, um abaixo-assinado, que atraiu a atenção da editora Dracaena, responsável pela publicação da primeira edição em 2012 e esgotada em seis meses. O blog, as redes sociais, a divulgação maciça sobre a obra, me tornaram conhecida na blogosfera literária. Hoje devo a esse público que muito estimo a segunda edição de Equinócio e a publicação do segundo volume, Polaris – o Norte ainda neste semestre de 2013. 

    5.  Era Uma Vez O Livro - Sabemos que é advogada. Você exerce essa profissão atualmente? Se sim, como você divide seu tempo entre escrita e a advocacia.

    R: Neste momento não estou exercendo a profissão e meu foco é a carreira literária. Tenho vários projetos com outros escritores de incentivo à leitura em escolas. 

    6.  Era Uma Vez O Livro - Nos fale um pouco sobre os outros livros da série Equinócio. Já tem data prevista pra ser publicado o segundo livro?

    R: Polaris – Norte, o segundo volume da série, será publicado ainda neste semestre de 2013, pela Dracaena Editora. Essa notícia foi liberada hoje. A data, a capa e outras novidades serão divulgadas em breve. O terceiro livro, que deverá ser o último (estou pensando em transformas a série em trilogia), chama-se Renascer – o Sol (título provisório). 

    7. Era Uma Vez O Livro - Você participa do grupo Entre Linhas e Letras. Como é participar desse grupo?

    R: É maravilhoso como oito escritoras que se juntaram para formar um grupo literário têm tantas afinidades e um objetivo em comum. É um prazer fazer parte desse grupo de mulheres maravilhosas, lutadoras, profissionais de várias áreas, mas com essa paixão única pela literatura. Por essa paixão, viajamos pelo Brasil, visitamos escolas, divulgando e acreditando que vale a pena acreditar na literatura no Brasil. Nós queremos ir mais longe, queremos pode investir mais e para isso estamos buscando patrocínio e apoio. 

    8. Era Uma Vez O Livro - Qual seu livro preferido?

    R: Eu tenho muitos livros preferidos, mas se preciso eleger um, direi sempre que é qualquer um de Clarice Lispector. Posso citar “A Hora da estrela”, como uma grande inspiração. 

    9.  Era Uma Vez O Livro - Se defina em uma palavra

    R: Sonhadora.

    10.  Era Uma Vez O Livro - Qual sua frase favorita?

    R: “... irei até onde o ar termina, irei até onde a grande ventania se solta uivando, irei até onde o vácuo faz uma curva, irei aonde meu fôlego me levar”. (Clarice Lispector)

    11.  Era Uma Vez O Livro - Deixe uma mensagem para os leitores do blog.

    R: Aos queridos leitores do Era Uma Vez o Livro, agradeço o tempo que dedicaram a ler essa entrevista, a conhecer um pouco mais de mim e dos meus livros. Para quem já me conhece, fica o convite para continuar a acompanhar as notícias no meu site (www.lupiras.com), no blog (www.equinocioaserie.com) nas redes sociais. É sempre um prazer conversar com vocês e conhecê-los e às suas histórias também. Para quem não conhece, sinta-se à vontade para me adicionar no facebook, no twitter. É sempre uma grata surpresa fazer novas amizades. 
    Muito obrigada às queridas Aline e Suelen, pelo convite para essa entrevista e pelas perguntinhas que adorei responder. É um prazer ser parceira deste blog tão querido. 


    Espero que tenham gostado dessa entrevista.

    Beijinhos!!



    4 comentários :

    1. Cada vez que eu vejo uma entrevista da Lu Piras,quase me mato por ainda não ter comprado equinócio,além da capa linda,o livro é muito bem recomendado entre a blogoesfera ..asiosa para a 2° edição.bjs!adoreii!!

      http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Owwwn! Obrigada pelo seu carinhoso comentário, Dayana!

        Beijocas!

        Lu

        Excluir
    2. Aline e Sue, lindonas do meu coração!

      É sempre um prazer renovado e muito grandeeee estar aqui no Era Uma Vez o Livro. Obrigada por estarem sempre me apoiando, a cada novo passo, a cada nova etapa e sonho realizado.
      Em breve, a sinopse e a capa de Polaris - o Norte serão revelados e vocês podem imaginar a minha ansiedade!

      Muitos beijos!

      Lu

      ResponderExcluir
    3. A Lu é um amor, né? Eu amo sua simpatia, sua meiguice, seu carinho... E estou ansiosa por Polaris. Já li no manuscrito, sei as emoções que nos aguardam! ^^
      Beijinhos!
      Giulia - Prazer, me chamo Livro

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D