• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Entrevista com Gustavo Rosseb

    Olá pessoal,
    está chegando mais um entrevista aqui no blog. Hoje o entrevistado é o escritor Gustavo Rosseb, autor de A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo.


    1. Era Uma Vez o Livro - Quem é o Gustavo Rosseb?

    R:  O Gustavo Rosseb é um cara chatão, todo bravo e sisudo... brincadeira hehe! O Gustavo é um cara que brinca nas horas que se deve brincar e brinca quando não se deve também. Sou um amante da arte como um todo. Sempre que posso, coloco o pé em um de seus ramos. Adoro desde poesia à um bom roteiro; aprecio da música ao filme, enfim, esse é o Gustavo, um apaixonado pelo que faz. :) 

    2. Era Uma Vez o Livro - Como surgiu a história  do Tibor Lobato- O oitavo vilarejo? E o que te levou a escrever sobre o folclore Brasileiro?

    R: A história de Tibor Lobato foi me pegando aos poucos. Sempre tive uma queda por folclore brasileiro, admiro ao mesmo tempo que temo muita coisa que o povo conta. Com 17 anos, comecei a escrever um livro com o mesmo enredo da série A Odisseia de Tibor Lobato, mas com lendas e mitos de outros países. Á medida que fui crescendo, percebi estarmos saturados disso(nada contra os elfos e os anões), mas percebi o valor real do nosso folclore e do tanto de ensinamento ele traz por ser nosso. Nossa história, nossa lenda, nossa cultura. Daí não teve jeito, tive de adaptar a história inteira e, modéstia à parte, ficou linda!

    3. Era Uma Vez o Livro - Já sei que será uma trilogia, como esta o andamento para o lançamento do segundo livro? E você pode falar um pouco sobre ele.

    R: Sim, será mesmo uma trilogia e a segunda parte da Odisseia já esta escrita. No momento trabalho na capa e nos preparativos para o seu lançamento. Em A Guardiã de Muiraquitãs, o mundo de Tibor Lobato se amplia, assim como os perigos e mistérios que o rodeiam. Novos personagens enriquecem a história. O Gorjala, o Lobisomem, o Saci, o Curupira, a Pisadeira, tá todo mundo lá. 

    4. Era Uma Vez o Livro -  Pesquisando sobre você, descobri que é formado em rádio e tv, você exerce alguma dessas profissões, se não, o que você faz além de ser escritor?

    R: Sim, exerço. Montei um Estúdio de Criação com amigos meus, onde trabalhamos com design gráfico, web design e também a parte audiovisual. Além disso, sou vocalista e compositor de uma banda chamada Capela. 

    5. Era Uma Vez o Livro - Como, e em que fase da sua vida começou seu amor pelos livros?

    R: Acredito que eu seja um escritor da Era Harry Potter. Lendo os livros da escola eu não tinha o real interesse pela literatura, apesar de já rabiscar minhas poesias e músicas; mas foi através dos livros de Rowling que tomei gosto pela magia da leitura e passei a querer dominar tal arte.

    6. Era Uma Vez o Livro - Você tem algum livro de cabeceira, ou aquele livro inesquecível?

    R: Tenho sim... Harry Potter (a série inteira); O Senhor dos Anéis, Budapeste, As Aventuras de Caça Feitiço. Existem outros mais, mas depende do meu estado de espírito, hehehe. 

    7. Era Uma Vez o Livro - Sei também que você tem uma banda, nos conte um pouco mais sobre esse seu outro amor a música.

    R: Ah, meu outro amor... sim, tenho uma banda. Meu lado escritor me beneficia no quesito "letras". Sou vocalista e compositor dela. Somos um trio, o Caio e o Léo são produtores musicais. Tocamos MPB, mas acredito que não seja o MPB que veio à sua mente nesse momento. Propomos um novo conceito musical. Acreditamos na reflexão do ser humano como um remédio para um mundo melhor e isso é o que fazemos. Propomos a reflexão.

    8. Era Uma Vez o Livro - Como você acha que ainda é vista a literatura brasileira no nosso país?

    R: Acho que o preconceito existe, mas acredito que estamos caminhando por vias mais coesas. Mudando a si próprio, servimos de exemplo para os demais. Eu gosto de coisa brasileira como um todo, música, literatura, cinema e etc.

    9. Era Uma Vez o Livro - Quais são seus projetos para 2013?

    R: Estou engajado em um projeto social que será lançado antes ainda do A Guardiã de Muiraquitãs - Livro 2. O projeto seria transformar o primeiro livro da série em mil audiolivros, para doá-los à crianças cegas. Acredito que assim, posso levar além de cultura e divertimento, a literatura em si para um nicho da sociedade que anda meio esquecido por todos nós. Se eu puder inspirar mais pessoas a olhar ao redor e pensar: O que posso melhorar na sociedade? Como posso contribuir? - se realmente eu conseguir esse novo olhar das pessoas, concluí meu objetivo.

    10.  Era Uma Vez o Livro - Qual e aquela frase que você carrega com você?

    R: "Depois de um primeiro passo, o segundo é pura consequência!" - essa frase me traz energia e motiva a minha coragem. Para tudo na vida, é preciso um ato inicial para se desencadear uma cadeia de consequências. Mas enquanto ficamos em nossa zona de conforto e nos resguardamos, nada anda. É necessário dar o primeiro passo, daí em diante, o segundo vêm, de uma forma ou de outra.

    11.  Era Uma Vez o Livro - Deixe um recado para os leitores do blog. 

    R: Somos peças fundamentais dentro de nossa sociedade e muitos de nós não percebemos isso. Podemos fazer a diferença tanto quanto qualquer um. Coloque suas ideias em prática, sempre. Não guarde seus sonhos em uma gaveta. Estamos aqui e agora! A gaveta não vai transformar seus sonhos em objetivos. Mas você vai. Faça de suas ideias, seus verdadeiros ideais! - é isso.

    Obra do autor.




    Espero que tenham gostado da entrevista.

    Beijinhos


    19 comentários :

    1. Adorei a entrevista, o livro que já li, e a banda não tenho nem palavras. Tudo mto bom para todos.

      ResponderExcluir
    2. Esse com certeza é onde eu mais conheço autores brasileiros.
      Adorei a entrevista e parabéns pela iniciativa do autor de audiolivros, é louvável.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, aqui quem fala é o autor da série A Odisseia de Tibor Lobato. Muito obrigado por se interessar pela temática do livro, tenho feito uma pesquisa pré-lançamento do segundo livro da série e gostaria de pedir para, caso o leia, deixar uma critica em minha página do facebook.
        http://www.facebook.com/pages/A-Odisseia-de-Tibor-Lobato-O-Oitavo-Vilarejo-Livro-1/200277443361664?ref=ts&fref=ts

        Muito grato,
        Gustavo Rosseb

        Excluir
    3. Eu conheço o Gustavo, o cara e´fera tanto compondo/cantando como escrevendo livros.
      A grande mídia logo descobrirá o talento do garoto.

      ResponderExcluir
    4. Muito legal o livro dele, eu não li e nem fazia ideia da sua existência nem o autor eu conhecia, mas já curti muito ele só de ler essa entrevista ele parece ser um cara bem legal, divertido e brincalhão, eu queria muito ler seu livro.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, aqui quem fala é o autor da série A Odisseia de Tibor Lobato. Muito obrigado por se interessar pela temática do livro, tenho feito uma pesquisa pré-lançamento do segundo livro da série e gostaria de pedir para, caso o leia, deixar uma critica em minha página do facebook.
        http://www.facebook.com/pages/A-Odisseia-de-Tibor-Lobato-O-Oitavo-Vilarejo-Livro-1/200277443361664?ref=ts&fref=ts

        Muito grato,
        Gustavo Rosseb

        Excluir
    5. adorei a entrevista e, certamente vou ler o livro. Parabéns Gustavo!!!
      Verinha Balthazar (amiga do Nogueira)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, aqui quem fala é o autor da série A Odisseia de Tibor Lobato. Muito obrigado por se interessar pela temática do livro, tenho feito uma pesquisa pré-lançamento do segundo livro da série e gostaria de pedir para, caso o leia, deixar uma critica em minha página do facebook.
        http://www.facebook.com/pages/A-Odisseia-de-Tibor-Lobato-O-Oitavo-Vilarejo-Livro-1/200277443361664?ref=ts&fref=ts

        Muito grato,
        Gustavo Rosseb

        Excluir
    6. O autor é muito simpático e o livro parece muito bom!
      Sucesso ao livro e ao autor!
      Ótima entrevista, perguntas bem elaboradas.
      Beijo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, aqui quem fala é o autor da série A Odisseia de Tibor Lobato. Muito obrigado por se interessar pela temática do livro, tenho feito uma pesquisa pré-lançamento do segundo livro da série e gostaria de pedir para, caso o leia, deixar uma critica em minha página do facebook.
        http://www.facebook.com/pages/A-Odisseia-de-Tibor-Lobato-O-Oitavo-Vilarejo-Livro-1/200277443361664?ref=ts&fref=ts

        Muito grato,
        Gustavo Rosseb

        Excluir
    7. realmente é ótimo conhecer autores brasileiros, muito fofo e agora fiquei com vontade de ler seus livro e tenho certeza que não vou decepcionar!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, aqui quem fala é o autor da série A Odisseia de Tibor Lobato. Muito obrigado por se interessar pela temática do livro, tenho feito uma pesquisa pré-lançamento do segundo livro da série e gostaria de pedir para, caso o leia, deixar uma critica em minha página do facebook.
        http://www.facebook.com/pages/A-Odisseia-de-Tibor-Lobato-O-Oitavo-Vilarejo-Livro-1/200277443361664?ref=ts&fref=ts

        Muito grato,
        Gustavo Rosseb

        Excluir
    8. O livro parece ser bem legal adorei a capa!

      xoxo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, aqui quem fala é o autor da série A Odisseia de Tibor Lobato. Muito obrigado por se interessar pela temática do livro, tenho feito uma pesquisa pré-lançamento do segundo livro da série e gostaria de pedir para, caso o leia, deixar uma critica em minha página do facebook.
        http://www.facebook.com/pages/A-Odisseia-de-Tibor-Lobato-O-Oitavo-Vilarejo-Livro-1/200277443361664?ref=ts&fref=ts

        Muito grato,
        Gustavo Rosseb

        Excluir
    9. Show de bola, o Gustavo, além de ser ótimo cantor e escritor, é uma ótima pessoa. Com o carisma que tem dificilmente vai deixar de fazer sussesso.



      Baltazar

      www.papirodigital.com

      ResponderExcluir
    10. A um tempo quero ler obras do autor e achei ele bem simpático pela entrevista. E simpatia de um ator me faz querer ler ainda mais.

      ResponderExcluir
    11. Não conhecia o autor, mas já gostei dele.
      BEijos

      http://avidadeumabookaholic.blogspot.com.br

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D