• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Resenha A Fórmula da Vida de Adriana Igrejas

    Oi meus amores, tudo bem? Espero que sim. Bom hoje trago a vocês a resenha do livro A fórmula da vida, da escritora Adriana Igrejas, parceira nossa aqui do blog. Eu ganhei este livro em um evento, que eu não lembro o nome, rs. Eu não posso mentir para vocês, que no início eu estava um pouco relutante em ler o livro, mas ele foi um tapa com luvas de boxe na minha cara. Espero que gostem.



    Informações:
    Título: A Fórmula da Vida
    Autor(a): Adriana Igrejas
    Editora: Letra Capital
    Pág.:344
    Onde comprar:

    Sinopse:

    O que é a vida? Qual a melhor forma de se viver? Pode alguém que perdeu tudo que era importante em sua vida ainda ser feliz? Ainda há esperança mesmo para quem viveu dor, violência, solidão? Para quem se deixou levar pelo caminho do mal? Na jornada em busca da fórmula da vida, o leitor vai experimentar muita ação, tramas, drama, con itos existenciais e romance. Vítima de um crime, Catarina Evangelista Durval atravessa a adolescência e chega à vida adulta com vários dilemas e vai precisar lutar pela sua vida e resolver todos os seus problemas antes de poder buscar novamente o amor e a felicidade. A fórmula da vida é um livro para todos os gostos. Tem um pouquinho de tudo em uma história cheia de reviravoltas e com personagens marcantes e apaixonantes, dentro de uma narrativa dinâmica e moderna. 

    Resenha de Aline Olinto

    Adriana tem um jeito de nos prender a história que é sensacional. Eu li esse livro praticamente em um dia, e fiquei completamente encantada.

    Catarina é uma mulher forte, que aprendeu da forma mais dura a se virar sozinha, imaginem vocês, uma menina de 14 anos, ver seu pai ser morto na sua frente, e passar a ser criada por seu padrinho Valério Rodrigues, que ficou responsável pela menina depois da morte de seu pai, que não era uma pessoa muito afetuosa.E ainda passar pelo medo e preocupação de que os assassinos poderiam ser soltos, por serem menor de idade, é que a lei infelizmente nesses casos, no nosso país é um pouco falha. Ela meio que focou nas lutas de artes marciais, e defesa pessoal todas às suas angústias e frustrações, ela não queria mais ser uma menininha desprotegida.

    Na minha percepção, ela ficou um pouco frustrada, porque viu seu amado pai ser torturado e morto, e ela por ser indefesa na época, não poder fazer nada para ajudá-lo. Adriana também retrata perfeitamente a vida das pessoas de classe baixa, que vivem em área de riscos e que não tem às vezes nem o que comer, ou vestir. Catarina, acabou se tornando uma menina, fechada para relações afetivas demais, até porque na época do que aconteceu com seu pai, aqueles que se diziam seus amigos se afastaram, até por medo de perceber, que nem eles que vivem fechados naquele mundinho de dinheiro, colégios particulares, etc... 

    Estão totalmente livres de algum tipo de violência. Catarina acabou se envolvendo com pessoas, que não valiam muita coisa, se envolveu com uma gangue de pit boys, (Nesse período ela passou a ser conhecida como patricinha pitbull), que se achavam a cima de tudo e de todos.  Acabou indo parar na delegacia, várias vezes. Tentou virar heroína e perseguir bandidos, mas às coisas começaram a ficar perigosas demais para ela. Até que ela conheceu um dos delegados, o Perez por quem ela sentiu uma simpatia de cara, que a advertiu, disse que o passado não poderia ser mudado mas o seu presente sim. 

     Ela resolveu então sair daquela vida e um incidente, com um rapaz que ela conheceu, acabou dando a ela a oportunidade que ela tanto queria. Ela só não imaginou que seu coração, que até então não se arriscava a nenhum tipo de relacionamento começa a ficar balançar pelo filho do seu patrão, o doce e decidido, Gregório  mas será que esse amor será capaz de tirar da cabeça de catarina aquele passado tão horrível? 

    Até quando será, que ela conseguira se esconder da polícia? E quando Gregório descobrir seu passado, de brigas e mortes, será que ele ainda vai querer ficar com ela?  E às pessoas que mataram seu pai, será que a deixaram em paz ou virão terminar o que eles começaram, e o que será que eles queriam? Leiam a fórmula da vida e descubram os segredos por trás da morte do pai de catarina. E  aprendam como eu a amar essa heroína de carne e osso.


    Aqui tem uma pequena amostra do livro, para vocês.

    Gregório a segurou e a levantou em seu colo. E foi quando viu o homem com quem Catarina lutava se levantar com uma arma. Abraçou-a com força, como numa despedida, ciente que nada poderia fazer antes que ele atirasse contra os dois. Fechou os olhos, mas  abriu-os logo em seguida ao ouvir vários tiros, mas não senti-los. Perez atirou em Hiesel, antes que ele pudesse ferir Catarina ou Gregório.
                           (pág. 319)

    Resolvi colocar um trecho da peça teatral Romeu e Julieta, que é escrita em versos brancos, Que tem no próprio livro. Há, mas vocês irão entendê-lo quando lerem a história rs.

    O que é que há, pois, num nome?
    Aquilo que a chamamos rosa,
    mesmo com outro nome,
    cheiraria igualmente bem.
            Romeu e Julieta (II, ii, 1-2)

    Espero que tenha gostado, e divirta-se descobrindo a verdadeira Fórmula da vida.

    Beijos



    13 comentários :

    1. Ah, fiquei curiosa! Parece ser muito bom, com uma história envolvente. Preciso urgentemente investir em livros de autores brasileiros ;)

      p.s: a citação é da página 419, mas você informou que o livro só tem 344 páginas.
      bjs.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, jessica. É o livro tem mais do que 344 páginas rsrs. Foi na hora de fazer o post que o número veio errado, mas vou consertar. Bj e volte sempre
        Aline olinto

        Excluir
    2. Estou com o livro em minhas mãos, a sinopse em si não trouxe tanta expectativa embora saiba que o livro é emocionante, mas, sua resenha me mostrou algo que quero muito ler e aumentou meu desejo por inicia-lo já.
      Parabéns, agradeço por suas palavras, foram incentivadoras e amadoras.
      Bela resenha

      Bjokas
      Ni
      Cia do Leitor

      ResponderExcluir
    3. Não conhecia o livro, mas achei interessante o enredo, parece bem dinâmico. Vou lê-lo quando puder.

      ResponderExcluir
    4. Oi, Suelen e Aline. Obrigada pela resenha. Fico feliz que tenha proporcionado a vocês esses momentos de emoção. Só uma coisinha: o trecho citado, não é um poema. É um trecho da peça teatral Romeu e Julieta, de Shakespeare que é escrita em versos brancos. Obrigadinha, bjs!

      ResponderExcluir
    5. Eu também já fiz resenha desse livro também =)
      bjs
      http://simplesleitora.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Gostei do livro mean, acho que se fosse lelo eu ficaria uma semana pensando sobre ele, gosto del livros que nos fazem refletir, vou colocar na minha lista.

      ResponderExcluir
    7. Não conhecia o livro nem a autora. Vou procurar saber mais sobre ele.
      A história parece ser falar um pouco sobre superação e a tentativa de, de alguma forma, ter controle sobre as coisas que acontecem ao seu redor após um trauma.
      Parabéns pela resenha.

      ResponderExcluir
    8. Não conhecia a autora, mas não gostei muito da história. Para quem quer ler, boa leitura!

      ResponderExcluir
    9. Não é o tipo de livro que leio....é uma boa dica, mas pra quem curte livros assim, pra mim não =/

      ResponderExcluir
    10. Pela capa não né interesses pelo livro, mas achei tão linda sua resenha q me interessei. Parece ser uma história onde a personagem evolui, cresce e vai conquistando o leitor no processo. Fiquei bem curiosa!!!

      ResponderExcluir
    11. Leu praticamente em um dia? Poxa, deve ser fantástico mesmo.
      Fiquei sabendo dessa obra esses dias em um blog amigo e me interessei bastante. Com sua resenha super positiva agora, só me fez querer ler mais rápido.

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D