• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Entrevista - Glaucia Santos

    Olá pessoal,
    hoje temos mais uma entrevista com uma escritora parceira nossa Glaucia Santos. Espero que gostem dessa entrevista e deixem a sua opinião.


    1. Era Uma Vez O Livro -  Quem é a Glaucia Santos?

    R: Meu nome é Gleice, tenho 33 anos, trabalho em uma empresa de telecomunicações, moro na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.  Passo grande parte do tempo no trabalho ou em casa. Glaucia foi o fake que criei na época que comecei a escrever fanfics, para algumas pessoas no meu trabalho não encontrarem as minhas fics.

    Sou um pouco taciturna e não gosto muito de sair. Nos meus dias de folga, aproveito para ler e escrever. Essas são as minhas grandes paixões. Quando não estou reclusa em casa, aproveito para curtir os meus sobrinhos, já que não tenho filhos.

    Me defino como uma mulher comum, batalhadora, que corre atrás dos sonhos. Não tenho uma vida diferente das pessoas que conheço. O que me diferente é apenas o fato de ter feito do meu hobby um estilo de vida.


    Sou apaixonada por animais e tenho 3 gatas, dois cachorros e um aquário cheio de peixinhos lindos. Só não tenho mais por falta de tempo, mas amo os meus bichinhos. Também sou chocólatra por natureza e não vivo sem um bom chocolate. Eles me ajudam muito nos momentos de estresses, que são constantes.

    Ansiedade e curiosidade são os meus nomes do meio. Kkk Não sei esperar e fico muito tensa.

    2.  Era Uma Vez O Livro -   Porque você quis ser escritora?

    R: Eu não escolhi ser escritora. Foi algo que aconteceu sem ter previsto. Aos 28 nem sabia que podia escrever algo e quando comecei me admirei com a minha capacidade de criação.

    Fiz várias fanfics ao longo de 5 anos e as minhas leitoras fiéis sempre me diziam que tinha que publicar um livro. Falaram tanto que acabei acreditando e corri atrás disso. Elas sonharam antes de mim e me incentivaram.

    3.  Era Uma Vez O Livro - Além de escritora, você tem outra profissão?

    R: Sou dona de casa e Analista de serviço de telecomunicações em uma empresa multinacional

    4.  Era Uma Vez O Livro - Você já lançou um livro "Para Sempre". Conte nos sobre ele.

    R: Para sempre foi diferente de tudo o que fiz antes. Quando decidi finalmente publicar um livro, tive muita dificuldade com as fanfics e um certo senhor, de uma editora conhecida, disse que nunca publicaria uma fanfic.

    Lutei bastante, corri atrás e passei um bom tempo desanimada (sem escrever). Foi minha amiga e beta Heri que me ajudou nesse período.

    Quando decidi voltar a escrever, tirei um antigo projeto da gaveta e ai nasceu Para Sempre, baseada na música Por enquanto.

    Resolvi fazer uma trama politicamente certinha, mas com personagens reais, com características intrínsecas em pessoas que conheci e com valores que passasse um pouco de Deus. fé, família, amor e esperança. Acho que os livros precisam passar mensagens e dentro dele os leitores vão encontrar lições de vida.

    Foi um desafio enorme, primeiro porque queria alcançar públicos distintos, segundo porque queria usar uma narrativa diferente do que estava acostumada. No início me perdi um pouco com a passagem de tempo presente e passado, mas a fórmula funcionou bem, porque saiu como queria. Fiz um clichê diferente, com um final previsível, mas que conseguiu cativar a maioria dos leitores. Ainda me emociono e choro quando leio Para Sempre.

    5.  Era Uma Vez O Livro -  O seu mais novo lançamento é Luz da Minha Vida. Como foi a preparação desse livro?

    R: Luz da minha vida foi escrito em duas semanas, mas minhas férias de janeiro. Pode acreditar, mas foi o que realmente aconteceu. Como estava desiludida com o fato de procurar uma editora, resolvi fazer uma publicação independente e para isso precisaria de profissionais competentes.

    Comecei pela procura de uma revisora e encontrei na pessoa da Carla Fernanda uma parceria encantadora. Ela foi a escolha perfeita, sempre atenciosa, comprometida, generosa, dando vários toques sobre a trama, me ajudando a desenvolver pedaços mais complicados. Passamos quase três meses talhando o texto para a publicação final. Foi um trabalho árduo, mas que ficou lindo.

    A Carla ainda me ajudou com o projeto gráfico dele e começamos a procurar figuras para os capítulos e numeração de rodapé. Trabalhamos em diversos tipos de fontes, até a coisa ficar boa. Kk

    Encontrar uma gráfica no Rio que fizesse o acabamento com costura e cola foi impossível. Passei quase dois meses e resolvi fazer com a mesma gráfica de Para Sempre, em São Paulo.

    Tirar o ISBN foi um desafio e passei mais de 2 meses batalhando. Mandei dois documentos para a Biblioteca nacional e me estressei muito. Pensei que nunca conseguiria o bendito código de barra.

    A capa foi uma grata surpresa. Kkk O meu capista, Filipe, o mesmo de Para Sempre, arrasa. Logo na primeira prova ele me apresentou o que precisava. Eu passei a ideia e o que seria a trama e ele me deu dois modelos em cores diferentes. Tivemos que fazer vários ajustes nessa capa antes da impressão e ele foi super atencioso e paciente. Acho que sem profissionais comprometidos como Filipe e a Carla não teria conseguido.

    Finalmente mandei o documento para a gráfica, mas na hora da impressão não saiu. Fiquei desesperada e não conseguia fazer a marca de corte e sangria pedida por eles. Isso atrasou a publicação em mais um mês. Então a Carla me indicou a Rosana Guitierrez, que pegou o documento Word que havíamos preparado e começou a trabalhar no in desing. Ela fez o trabalho maravilhoso em dois dias, porque tinha a máxima urgência na impressão. Mas na prova tivemos alguns problemas de revisão e diagramação. Então pacientemente trabalhou mais um mês no projeto, fazendo tudo com a maior paciência, profissionalismo e dedicação. Foi um trabalho árduo, que exigiu mais da Rô do que da Carla e eu. Afinal os formatos de documentos eram diferentes e diagramar não é coisa para se fazer do dia para noite.

    Sou uma pessoa feliz, porque posso dizer sem sombra de dúvida que convivi e trabalhei com profissionais competentes, empenhados, pacientes, atenciosos e capazes de desempenhar um papel fundamental. Rosana, Filipe e  Carla salvaram a minha vida. Foram meses de muito trabalho e dedicação com essas pessoas maravilhosas.

    6.  Era Uma Vez O Livro - Você é uma leitora compulsiva ou ler esporadicamente? Qual seu gênero literário favorito?

    R: Gosto de romance de mulherzinha. Kkk Adoro livros que me façam chorar, rir e me apaixonar. Mas tudo depende da época.

    Em alguns momentos curto sobrenaturais, outros estou na fase dos hots, tenho minhas fases de históricos, que aliás é o meu momento atual. Os contemporâneos fazem a minha praia, mas depende muito de autor e da fase. Eu amo Nicholas Sparks, mas hoje não seria um dia para um dos livros dele.

    Amo os nacionais, porque me trazem para a nossa realidade e os nossos autores escrevem coisas do nosso cotidiano. Gosto das distopias, mas não são exatamente o meu gênero preferido. Isso depende da fase que estou vivendo.

    Sou completamente louca por livros. Hoje estou em uma fase romântica e de livros históricos. Tenho lido Emma Wildes, Lisa Klepas, Madelene Hunter.

    Pretendo começar em breve A mentira mais sombria e meu lado sobrenatural vai sobressair ao histórico.

    7. Era Uma Vez O Livro - Qual sua frase favorita?

    R: “Nem melhor, nem pior. Apenas diferente.”

    Acho que essa é a frase que me define. Não sou pior do que ninguém e nem melhor. Apenas tento fazer diferentes das outras pessoas.

    8. Era Uma Vez O Livro -   Se defina em uma palavra.

    R: Amor.

    9.  Era Uma Vez O Livro - O que você acha da literatura nacional?

    R: Acho que a literatura nacional está em um ótimo momento. Conheci mais de 20 autores espetaculares, que merecem se sobressair. Acredito que as editoras vão cair em si e perceber o potencial dos nacionais, mas também acredito que deve haver uma mudança na postura dos leitores.

    O público alvo deve exigir mais nacionais em livrarias, deve comprar mais e indicar também. No momento em que as pessoas deixarem de ter pena de comprar nacionais e começarem a investir, incentivar e divulgar a nossa literatura, as coisas vão começar a mudar.

    Uma empresa só muda os investimentos em um setor quando percebe o potencial no nicho de mercado. Isso é claro e evidente para os que conhecem um pouco de negócio. Então se o leitor começar a exigir e comprar, essas editoras passarão a comprar menos direitos autorais de autores estrangeiros e investirão mais no mercado interno.

    Acredito que estamos em um momento propício para a mudança e que coisas boas virão para os autores que persistirem. Estamos no caminho certo, apesar dele ser tortuoso às vezes.

    10.  Era Uma Vez O Livro -  Deixe uma mensagem para os leitores do blog.

    R: Sempre que tenho oportunidade de falar aos leitores, incentivo a leitura. Ela é o melhor meio de levar as pessoas a lugares, culturas, histórias e condições diferentes. Então LEIA!


    A leitura pode tirar as pessoas da ignorância e servir como um bom hobby para aqueles momentos difíceis. Não deixe de ler nunca. Leia sempre, instigue a sua mente, doutrine-a para ler mais, aprender mais e buscar coisas novas. Fico muito triste quando uma pessoa me diz que tem preguiça de ler. Essa pessoa tende e viver na ignorância de uma quantidade infinita de assuntos, pela sua incapacidade de doutrinar a mente e a vontade. Leia sempre!

    Obrigada pela oportunidade e divulgação.

    Bjs no core


    Sds
    Glaucia Santos


    Livros da escritora:


    Para Sempre: Skoob
    Luz da Minha Vida: Skoob

    Gostaram da entrevista??

    Beijinhos



    7 comentários :

    1. amei a entrevista e os livros parecem ser maravilhosos

      ResponderExcluir
    2. “Nem melhor, nem pior. Apenas diferente", amo essa frase <3 Adorei a entrevista!!
      Sucesso pra Glaucia :)

      ResponderExcluir
    3. Adorei a entrevista. Legal ver escritoras de fanfics nacionais fazendo sucesso!

      ResponderExcluir
    4. Nossa sou chocólatra também...hehehehe
      Como parceira da Glaucia, vi o sofrimento dela para o lançamento e toda vez que atrasava ela ficava para baixo! Mas finalmente saiu e daqui a pouco iremos ter Luz da minha vida em mãos!
      Adorei a resenha!
      Super beijo!

      ResponderExcluir
    5. Caramba, não sabia que ela era a autora desses livros maravilhosos. Parabéns, pela matéria, muito bom mesmo para o conhecimento da galera.

      ResponderExcluir
    6. A muito tempo eu quero esses livros!
      Depois da entrevista então, quero ainda mais!!! Amei conhecer mais das obras e da autora!!!

      ResponderExcluir
    7. Ainda não conhecia o trabalho da Glaucia e a entrevista foi muito útil para me deixar com (muita) vontade de ler os livros dela. O gosto literário dela é parecido com o meu, e saber que ela batalhou tanto para ter seu livro lançado é uma coisa que me inspira muito, já que escrever é uma das minhas paixões.
      Amei a entrevista!

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D