• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Entrevista - Maurício Gomyde



    Olá pessoal,
    hoje vamos conhecer mais um autor nacional. Queremos apresentar Maurício Gomyde um dos maiores escritores desse Brasil.




    1. Era Uma Vez O Livro -  Quem é o Maurício Gomyde?

    R: A cada dia que passa me pergunto a mesma coisa, e acho que não sei direito como responder. Percebo que aquela "constante transformação" a que somos submetidos tem-se efetivado ainda mais rápido comigo. Hoje sou um médico surfista. Ontem, era velejador e compositor de trilhas sonoras. Anteontem me fiz mulher, estudei moda e me apaixonei por um senhor de setenta anos que estava num asilo. Semana passada, era um nerd apaixonado que mal sabia falar com uma mulher. Enfim, acho bom que a cada instante da minha vida eu seja um. No fundo, todos eles caras tranquilos, pacíficos e cheio de sonhos.

    2.  Era Uma Vez O Livro -  Como você decidiu ser um escritor?

    R: A vontade de colocar no papel tantas histórias legais pelas quais já passei e de extravasar a criatividade que martela a todo instante vêm de longa data. Sempre escrevi, desde pequeno. Talvez eu tenha sido escritor desde sempre.

    3.  Era Uma Vez O Livro - Você tem 3 livros lançados que são: O Mundo de Vidro, Ainda não te disse nada e O rosto que precede o sonho. Conte - nos um pouco sobre eles.



    R: "O Mundo de Vidro" é meu primeiro livro. Escrevi em 2001. Gosto do jeito singelo e meio "inocente" dele. Fiz a revisão agora, para o lançamento da nova edição, e cortei 10% das palavras. O texto continua todo lá, a história é a mesma. Acho que amadureci literariamente desde então, mas tento conservar sempre aquele jeito "inocente" de contar as histórias. Já o "Ainda não te disse nada" foi um desafio grande, porque precisei pensar como mulher. Aprendi sobre moda, tive a noção de como é difícil escrever sobre algo que a gente desconhece. Gostei do resultado, acho que ficou bem bacana e crível. O terceiro livro, "O Rosto que Precede o Sonho" gosto bastante porque se passa em Brasília, minha cidade. Fala sobre um músico, que é meu caso. Acho que o Tomas, o personagem, é o que mais se parece comigo.

    4.  Era Uma Vez O Livro - Você fez um sorteio para quem quisesse ser um personagem do seu livro. Como você teve essa ideia?

    R: Eu já tinha feito isso no "Ainda não te disse nada". A Thaís, uma personagem que é escritora, é a Thaís Leocádio, vencedora do sorteio. Fiz novamente agora, no "Dias melhores pra sempre", e a vencedora se chama Karina (virou uma personagem amiga da personagem principal). Gosto de tentar envolver os leitores. Mesmo os que não ganharam, acho que se sentem parte daquela personagem. Essa interação é bacana, e eu não seria nada sem os leitores. Uma homenagem, no mínimo, a cada um deles.

    5.  Era Uma Vez O Livro - Como é pra você ser considerado um Nicholas Sparks brasileiro?

    R: Pois é, a turma fala isso. Acho interessante, porque ele é um super vendedor de romances, tem livros muito bons. Por esse lado, talvez seja legal. Por outro, tento ter minha identidade. Acho que o fato de sermos homens que escrevem romances românticos acaba gerando a comparação. Mas acho, também, que minhas histórias têm um toque de humor que não é a linha dele. Eu sempre baseio os livros em canções, que também não é o que ele faz. São trabalhos afins, mas cada um tem sua idiossincrasia. Mas não reclamo, sinto-me lisonjeado. 

    6.  Era Uma Vez O Livro - Você está pra lançar o seu mais novo livro Dias Melhores Pra Sempre. Nos conte um pouco da história. E como foi o processo de criação?

    R: Eu nunca sei muito bem como é que começa a história. O que me lembro é que sonhei com um cara surfando. Como acordo todos os dias muito cedo para escrever, fiquei com aquilo na cabeça: "e se o personagem novo for um surfista"? Bom, daí a história tomou o rumo inesperado que todas tomam. O livro conta a história de Bruno e Micaela. Ambos formandos em medicina. Ele, surfista. Ela, invisível. A história se passa em Florianópolis. Acho que é um livro doce, e as pessoas vão se surpreender com tanta coisa legal que tem ali...

    7. Era Uma Vez O Livro - Qual conselho você daria para uma pessoa que quer ser um escritor(a)?

    R: Misture criatividade com estudo. Aprenda as técnicas de escrita criativa, leia muito. Aplique a serviço de sua criatividade. E, sempre, viva intensamente o livro que você escreve. Conheça seus personagens, escute as músicas que eles escutam, veja os filmes que eles veem, visite os lugares em que eles vivem. No mínimo, você vai viver uma aventura muito além da que está no livro que você conta.

    8. Era Uma Vez O Livro -  Se defina em uma palavra.

    R: Sonhador.

    9.  Era Uma Vez O Livro - Qual sua frase favorita?

    R: "Pratique, todos os dia, a arte de desapegar-se das coisas. Sua vida será infinitamente mais tranquila e gostosa". (não sei quem disse isso, acho que eu mesmo... rs).

    10.  Era Uma Vez O Livro - Deixe uma mensagem para os leitores do blog.

    R: Aos leitores do "Era uma vez o livro", agradeço imensamente por virem aqui. Espero que apreciem esta e tantas outras entrevistas com os novos autores nacionais. Não deixem de comentar, de sugerir, de viver esta nova literatura nacional tão efervescente, tão criativa, tão cheia de pessoas e histórias interessantes. E paz a todos, sempre.

    Livros do escritor:



    Quem quiser adquirir os livros do Maurício é só ir no site do escritor (AQUI)

    Beijinhos




    6 comentários :

    1. Ainda não conhecia o autor, e fico feliz em saber que esse é um blog que nos mostra coisas novas para termos mais descobertas do mundo dos livros :)

      ResponderExcluir
    2. Também não o conhecia, mas seus livros parecem legais (sim, dei uma pesquisada assim que li a entrevista, rsrs).
      Sparks brasileiro? Esse eu ainda não tinha visto, mas legal, quando faz lembrar um bom escritor, creio que seja bem gratificante!

      ResponderExcluir
    3. Eu sou fã de carteirinha do Maurício Gomyde, não só como autor, mas como pessoa também! Ele é um fofo! Só li ainda não te disse nada, mas em breve terei os outros comigo!

      Beijinhos

      As Leituras da Mila

      ResponderExcluir
    4. Oi Maurício! É um prazer conhecer você! Que orgulho por termos escritores nacionais tão bons! Obrigada pelas dicas eu quero escrever um livro e você ajudou muito:)

      ResponderExcluir
    5. Eu nunca tinha ouvido falar desse autor, adorei conhecê-lo um pouco pela entrevista. Adorei mais ainda essa iniciativa que ele tomou de sortear um leitor para ser um personagem de seu livro, isso foi muito criativo de sua parte além de esse gesto demonstrar o carinho que ele tem por seus leitores. Parabéns Maurício, não são muitos autores que tomam iniciativas dessa forma! Alguns apenas querem seu voto para ganhar alguma promoção de editora e depois te esquece, outros apenas fazem amizade para que você compre se livro e depois nem conversa mais com você.

      ResponderExcluir
    6. Não li nada dele ainda =/
      Fico muito triste por isso, porque acho ele mega simpático e pelos comentários, bem talentoso também. Todos os livros dele me chamam a atenção e eu gostaria de ler, uma pena que Nacionais poucas vezes se encontram nas promoções dos sites de compra =/

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D