• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Resenha Book Tour Arca Literária: O Vale de Elah de Carla Montebeler

    Olá meus queridos!
    Tudo bem?
    Hoje está chegando mais uma resenha. Nós aqui do blog participamos do grupo de resenhistas junto com o blog Arca Literária, eles nos concedem os livros e nós resenhamos e hoje é o primeiro livro que recebemos desse grupo para resenhar. Vamos conhecer?


    Informações:  
    Título: O Vale de Elah
    Autor(a): Carla Montebeler
    Editora: Redondeza Contos

    Pág: 68

    Sinopse:


    O Vale de Elá começa com as reminiscências do ancião Samá, relembrando seus tempos de combate na construção do Reino de Israel. Quando jovem, a ambição de sua mãe o leva a fugir do povoado onde morava para salvar sua irmã de um casamento imposto e da dívida recorrente da negociação do dote. Ele integra então aos guerreiros que haviam rompido com o rei daquela época, Saul, e aliado a Davi, candidato a sucessor do trono devido a uma profecia. A jovem aldeã Nazaré acompanha seu amado nesta fuga e o trio chega ao vale de Elah, onde são recebidos e integrados à comunidade que vivia na caverna de Adulão. Samá percebe que a vida de pastor de ovelhas havia ficado para trás quando inicia seu treinamento de combate nesse grupo formado de guerreiros descontentes com o sistema em vigor. Devido a sua altura e grande destreza com a espada, logo ele passa a contar com a confiança e amizade não só de Joabe, capitão que treina os milicianos, mas do próprio Davi.O drama de Davi e sua família, os motivos da ruptura entre Saul e seu principal capitão, coincidem com o início da formação da família de Samá. A calma da narrativa desse primeiro tomo esconde um segredo: muito drama, guerras, risos e lágrimas ainda estão por vir. Deixe-se conduzir nas memórias de um homem para ver o descortinar do surgimento de todo um reino através da história desse reino: os hebreus!
     


    Resenha de Suelen Fernandes

    Eu sou Samah, um dos Trezentos, chefe de cem. Vi quatrocentos homens transformarem uma caverna em um reino.
              Pág. 11



    Esse livro conta a história de Samah, um rapaz que vive uma vida sem muitas regalias em Israel. Ele é o homem da família,  já que seu pai falecera.

    Samah não vê solução para sua vida miserável,  até sua irmã Adaliah sugerir que eles fujam para o Vale de Elah,  um lugar onde pessoas de todas as tribos se juntavam para ter uma vida melhor.

    Nesse livro conhecemos como o Reino de Davi se estruturou e como várias tribos puderam viver juntas e ter uma comunhão num lugar onde há paz e fartura, todos se ajudam.

    Quero confessar que esse livro não é o tipo de leitura que eu gosto. Mas como esse ano eu decidi ler coisas diferentes, resolvi ler esse livro. Ele é meio histórico, conta fatos que já conhecemos, como por exemplo a história de Davi e Golias.

    Não vou dizer que foi o melhor livro que eu li, mas adorei essa experiência e fiquei muito intrigada com o final do livro e até um pouco ansiosa em ler uma continuação.

    Recomendo esse livro para quem quer embarca uma leitura nova e diferente do que você costuma ler.
      

    Pontuação:

    De onde estava, vi que Nazaré nos observava conversando, do poço onde fazia um esforço tremendo para tirar água. Vista na luz do sol, que morria no horizonte, a imagem da moça era presente de fim de tarde para mim. Eu não via sentido algum na discussão das velhas sobre quem era a moça mais linda da aldeia: ela sempre esteve ali, diante dos meus olhos.
                Pág. 18

      
    Beijinhos


    9 comentários :

    1. Oi Su,
      Levei um susto quando vi esse livro aqui! Realmente você mudou bem o estilo!
      Ma também embarquei nessa de ler coisas diferentes, participo de um desafio literário e cada mês é uma coisa diferente! Muito interessante!
      Este também não é o estilo que eu curto, mas achei a historia interessante!

      Beijinhos
      Sou eu... Pri!

      ResponderExcluir
    2. Oi, eu nunca tinha ouvido falar desse livro antes, ele parece ser interessante, ele não faz muito o meu estilo, mas como você pretendo ler coisas diferentes sabe, tenho certeza que existem livros maravilhosos que acabamos não lendo, porque achamos que não são o nosso estilo.
      Beijos!!!

      ResponderExcluir
    3. Eu entendo sua opinião, mas só a malha de ferro e a espada da capa já me inspiraram a vontade de ler. E eu gosto de livros históricos, como você classificou. Então acho que seria uma boa pedida para meu tipo de leitor.

      ResponderExcluir
    4. Olá Su1
      Também li ele pelo BT do Arca e por coincidência demos a mesma nota. Adoro a história de Davi e achei que faltou um pouco de detalhes na oba, mas gostei da leitura.
      Beijinhos

      As Leituras da Mila

      ResponderExcluir
    5. Não conhecia a autora e nem o livro, mas pelo enredo, também não é o tipo de leitura que gosto. No momento, estou lendo apenas livros que estavam na minha meta para o ano passado, e alguns lançamentos desse ano. Não sei se seria capaz de abrir uma brecha e ler essa história, apesar do livro ser pequeno. Não me convenceu!

      ResponderExcluir
    6. Olá Suelen, tudo bem??
      Não conhecia este livro,mas adorei poder conferir sua resenha. Sou uma daquelas que sempre gosto de ler livros que não é tão acostumada, pois acho importante a gente sempre variar nossa leitura. Achei este livro uma ótima dica!!
      Beijos ♥

      ResponderExcluir
    7. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, não faz muito o estilo daqueles que costumo ler.
      Contudo, para aqueles que gostam desse gênero esse realmente parece ser um prato cheio.
      Assim que vi a capa me lembrei daquele 'Cores de outono', o coisa assim. Mas foi só a cor, rs.

      Beijos,
      http://cookierobsten.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Interessante, Samá é um varão valoroso. :p
      Achei bem legal, porém antes de ler teria que dar uma conferida.
      Parabéns pela resenha.
      bjjjs

      ResponderExcluir
    9. O livro é fininho, dá para ler numa sentada só. E gostei bastante da capa.
      Adorei os nomes usados e me identifiquei bastante com Samá, bem legal.
      M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D