• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Primeiro e Único de Emily Giffin

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Primeiro e Única 
    Autor(a): Emily Giffin
    Editora: Novo Conceito
    Páginas: 448
    Ano: 2015
    Compare e Compre: Buscapé
    Adicione: Skoob
    Nota

    Sinopse: Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos.
    Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos e essa situação a obriga a confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos.
    A aclamada autora de Questões do Coração e Presentes da Vida criou uma história extraordinária sobre amor e lealdade e sobre uma heroína não convencional que luta para conciliá-los.

    Shea é uma mulher inteligente e trabalha como Jornalista na universidade de Walker. Sua maior paixão é o futebol americano. Desde pequena ela aprendeu a amar o time do Walker e ao treinador Carr.

    A Shea é a melhor amiga de Lucy, mas a família Carr está passando por uma momento muito difícil pois a matriarca da família acaba de falecer por causa de um câncer. Todos estão desolados e Shea tenta ajudar a Lucy a superar isso.

    A vida de Shea é a mesma coisa a anos ela namora Miller um ex jogador de futebol americano e hoje em dia trabalho como professor de educação física. Ninguém aprova esse namoro, pois Miller é um maconheiro sem perspectiva de vida. Mas Shea continua com essa relação até o treinador Carr dá a sua opinião de que ela deveria acabar com isso. Então Shea leva em consideração e acaba terminando o namoro.

    Treinador Clive Carr é uma homem de 55 anos, sua vida sempre foi o futebol americano e ele acaba de perder sua mulher. E apesar dele está sentindo muito falta dela, algumas coisas diferentes começam a acontecer, como por exemplo ele começa a reparar que Shea é uma mulher muito bonita e inteligente, e eles tem o amor pelo futebol em comum, por isso os dois começam a ficar mais próximos.

    [...] depois da morte da Sra. Carr, me peguei fazendo reflexões sobre a minha própria vida, de um jeito que antes eu evitava. Eu não conseguia lutar contra o sentimento de insatisfação pelo estado atual das coisas, tudo aquilo que sempre me fez sentir confortável e suficientemente bem. [...] Até mesmo o trabalho que eu tanto amava parecia pequeno e sem importância, especialmente tudo o que não envolvia o futebol americano em si. Sei que eu tentava explicar o meu trabalho dizendo que estava simplesmente seguindo a minha paixão – um argumento criado para justificar o meu salário miserável. Sim, o futebol americano era a minha paixão e Walker, a minha casa, mas bem lá no fundo eu sabia que permanecia lá porque me sentia segura e porque era fácil, não porque fosse exatamente o certo.

    Quando comecei a ler esse livro achei que seria mais um história onde a mocinha se apaixonaria por um atleta famoso e que ela encontraria o seu caminho. Shea até tem um relacionamento com um atleta famoso. Ela se reencontra com Ryan e eles começam a se conhecer, até namoram por um tempo, mas a história não para por aí. Eu nunca iria imaginar que a história iria mais além.

    Como deve ser você se apaixonar pelo pai da sua melhor amiga? Como deve ser se relacionar com um homem 20 anos mais velho que você? E ainda por cima se ele acabou de perder a sua esposa, que era como uma mãe para você? Confesso que no começo, quando comecei a desconfiar do que se tratava a história fiquei meio receosa e até surgir um pré-conceito por causa da idade dos dois. Mas sabe quando os personagens vão te ganhando e no final você acaba torcendo pra que tudo dê certo? Essa fui eu quando estava lendo esse livro.

    Emily como sempre soube escrever uma bela história onde nos mostra vários pontos de conflito, Shea tem que lutar por esse amor que aparece de repente, e além disso lutar com vários pré-conceitos. Teve que fazer escolhas muito difíceis e em alguns momentos se sacrificar pela felicidade dos outros. O que mostrou que ela é muito altruísta.

    Além de todo o drama a Emily nos apresentou ao mundo do futebol americano, nos ensinou o significado de várias jogadas, como é a forma de selecionar os jogadores, as falcatruas que tem por trás de todo o glamour. Conhecemos também o mundo do jornalismo esportivo, como esse meio é competitivo e como um jornalista pode ser imparcial na hora de escrever uma reportagem.

    O livro é narrado em primeira pessoal, onde só temos a visão dos fatos pela Shea. A diagramação do livro é simples e bonita. Não vi nenhum erro de ortografia. A capa é perfeita e bem condizente com a história.

    Mais uma vez me emocionei com uma história dessa autora incrível, torci pelo casal e me senti participando a história. Aprendi que para não perder uma amizade as vezes temos que renunciar algumas coisas e que se algo tem que acontecer, não importa o tempo que passar ela acontece. Não devemos nos estacionar e sempre procurar coisas novas, realizar novos desafios pois a vida não para. Esse é um livro que recomendo a todos os leitores.

    Olhei de verdade, tentando identificar a qualidade exata que o fazia diferente dos outros homens. Havia alguma coisa muito especial nele. O treinador tinha um modo de ocupar o espaço ao seu redor com tanta dignidade. Era quase como se houvesse uma barreira invisível  em torno dele que você sabia que não poderia penetrar com aquele velho discurso de parabéns depois do último jogo. Ele sempre foi caloroso e cordial, até com estranhos, mas ainda assim se mantinha numa redoma, era autossuficiente, quase misterioso, de um jeito que sempre me cativou muito.
    - No que está pensando? - Questionou ele de repente.

    Beijinhos!

    9 comentários :

    1. Suelen-flor,
      A sua resenha foi a primeira que destacou outro lado do livro... A maioria dos leitores não curtiu o desenvolvimento, pelo menos até a metade do livro. Mas você parece ter ficado muito mais impressionada com a relação entre os personagens, sendo um romance com tamanha diferença de idade. Acho que minha experiência com a leitura seria como a sua e por isso decidi anotar a dica, haha.

      Beijos!
      http://www.myqueenside.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Amiga eu já li várias resenhas positivas sobre esse livro e estou bastante interessada sabe?
      Mas eu ainda não o li por conta de outras leituras que ando tendo. Uma das minhas colaboradoras que leu gostou muito da história. E eu como sou apaixonada por romance, com certeza irei gostar bastante da trama. Espero ler assim que puder.

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-perdida.html

      ResponderExcluir
    3. Su lindona o fato de falar bastante sobre futebol americano não me atraiu para a leitura, a premissa de capa também não chamaram minha atenção. Dessa vez vou deixar a dica passar, mas fico feliz que você apreciou a leitura. beijos

      Joyce
      www.livrosencantos.com

      ResponderExcluir
    4. Oi!
      Sou suspeita, pois amo Giffin.
      Mas confesso que esse livro foi o que mais me tirou da zona de conforto e assim como você me emocionei e torci super pelo casal!
      Amei a resenha.
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    5. Oiee Suelen ^^
      Li algumas resenhas desse livro, mas como não sou fã da autora (li dois livros dela e não curti), acho que não o leria, por mais que os leitores estejam gostando bastante e se emocionando com a história. Também não gostei muito da premissa :/
      MilkMilks
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Oie...
      Suia resenha deve ser a 5ª que leio, mas o livro continua não chamando a minha atenção para uma leitura. Quando vi a capa achei o mesmo que você do livro. Uma menina que se apaixona pelo cara popular, estava completamente errada. kkkk
      Quem sabe um dia, até porque nunca li nada da autora. =/
      Bjus
      Juh - Surtos da Juleka

      ResponderExcluir
    7. Nunca li nada dessa autora, mas pelas resenhas que estou vendo, parece ser uma leitura obrigatória. Parece daqueles filmes que nos ensinam muito com os dramas que passam os personagens, e isso me chama muita atenção e desperta minha vontade de ler

      ResponderExcluir
    8. Oie
      Confesso que gosto bastante da escrita da autora e tudo, mas infelizmente não gostei muito da premissa desse livro. Li várias resenhas negativas e tudo mais e confesso que isso me desmotivou bastante.


      beijos
      Mayara
      Livros & Tal

      ResponderExcluir
    9. Só li uma livro da autora até hoje eu acho (rsrs) e acho que foi a primeira leitura de uma resenha desse livro que li e deu para perceber que o livro é bom mesmo, porém não me entusiasmei a ler. :x
      http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D